Badoca Safari Park

savana
http://www.badoca.com/wp-content/themes/badoca_theme/images/default-header.jpg
corner

Caracará

Polyborus plancus

Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família:Falconidae

O caracará, por vezes chamado de carancho e gavião caracará, é um falconídeo. A Sua envergadura chega a 123cm e o comprimento varia entre 50 e 60cm. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracará cheriway; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. É tido como ave tipicamente brasileira, tanto que Audubon o chamava, no século XIX, de águia-brasileira. No entanto, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes.
O caracará é facilmente reconhecível quando pousado, pelo fato de possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que se assemelha à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e possui o peito de uma combinação de castanho claro com riscas pretas, de tipo carijó/pedrês; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas.
O caracará não é, taxionomicamente, uma águia, e sim um parente distante dos falcões. Diferentemente destes, no entanto, não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista (assim como os seus parentes próximos, o chimango e o gavião-carrapateiro ou chimango-branco) alimentando-se de insectos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos (como filhotes recém-nascidos de ovelhas) e acompanha os urubus em busca de carniça. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador.
Um casal de caracarás pode ser visto próximo dos humanos, por exemplo, numa área de actividade agrícola, mais especificamente, chegando a alguns metros distante de um tractor que esteja arando a terra, à espera de uma oportunidade de encontrar pequenos insectos e outros eventuais animais que inevitavelmente se tornam visíveis a essas aves predadoras.
Esta espécie está listada no Apêndice II da CITES e, actualmente, não está ameaçada.